sábado, 29 de outubro de 2011

O PODER DO AGORA__ A FAMÍLIA AINDA É UM GRANDE PODER

    

           Raça é algo muito importante mas também um motivo de grande orgulho para mim. Sou das que muito se analisa  e não gosta de dar muito elemento ao diábolos ou shatam para me tentar usando meus defeitos. 
          Aos que ainda não me conhecem bem; moro num jardim de 6 hectares dentro de um sítio de 12 alqueires na margem da rodovia 262 indo de  Uberaba para Araxá e BH no Km 789. A placa que fica á esquerda é RETIRO TERRAMOUR, o mesmo nome deste blog. Aos da família TAMM  que com tanta gentileza falam de papai, quero dizer-lhes que ele me fez aprender a arte declamatória, e declamava muito com ele versos de Medalhas e Brasões; história da Inconfidência Mineira escrito por tio Mário Franzem de Lima.O trecho que sei ainda mais ou menos de cor me parece lindo:
Mário Franzen de Lima

                                         Poeta e Juiz, entre Apolo e Themis
                                         Ora assumira as funções 
                                         De exercer justiça  e de sonhar.
                                         Ora  sentenças lavra, ora escreve uma lira,
                                         Enquanto Vila Rica esplende á luz do luar.

                                        Gonzaga  foi teu sonho uma suave mentira . 
                                        Desfez-se um dia como inane bolha de ar.
                                        Mal no exílio africano o infortúnio te atira 
                                        Adeus Marília, adeus amores de além mar.

                                        Noiva cujo vestido bordaste a ponto de ouro
                                        Ela não te esqueceu embora a calúnia acutília
                                        Mas teu nome plebeu si ainda vem até nós 
                                        É graças a Marília cujo amor te inspirou
                                        Tantas liras Dirceu.

                     E mais na minha geração, o  irmão de Branca Luiza filha de tio Henrique Gustavo TAMM, Simão o Barão herdeiro da família, tio de nossa embaixatriz na Turquia Marina Tamm Jardim, também escreveu versos lindos, como este:

Quero morrer na aurora da existência 
Entre os louros felizes da estação
Tendo os lábios repletos de cantigas
E prelúdios de amor no coração.

Tenho pena de quem morre pouco a pouco
Vendo a vida de leve se afastar
Ombros curvos velados de fadiga
Olhos baços vermelhos de chorar.

Amo a vida!
Adoro a juventude!
Tenho medo do fim e não da morte
Quero morrer na aurora da existência
Como morre na luta um homem forte.

                      Meus caros primos fiz questão de colocar minha família no meu blog para que os que o acompanham desde  o início deste ano,  possam sentir a importância da existência da família como poder no agora. E sobre o livro de Eckhart Tolle  do título deste blog,os que tenham família ainda jovem leiam como guia para sua iluminação espiritual, este é um dos melhores livros que surgiram nos últimos tempos pois, cada frase transmite verdade e poder. É um verdadeiro fenômeno da literatura espiritual, foram vendidos mais de 1.500.000 livros. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ABERTURA DO 6º CHAKARA EM CURSO DE MÃOS SEM FRONTEIRAS


Jardineira.

                Agora em setembro estive em Curitiba  onde fui com minha amiga Marlene  Baroni ver a Jardineira recém chegada da Espanha  justo para dar este curso que pretendo ver se trago também para Minas Gerais  que afinal não é a Suíça  brasileira mas é o coração do Brasil.

           A importância do 6ºchakara onde se instala nossa comunicação com a luz é realmente enorme. Esta luz cada religião dá um nome diferente. Para mim ela é o AMOR ou a Essência Divina e precisa ser muito bem preparada para ser usada. Para que o mau não a confunda com o  ego.     O mundo anda mesmo é sequioso de DEUS  só que sempre estão a procurá-lo fora e não dentro.


                                                     A Chave da Felicidade
                            Há milhões de anos, Deus se sentiu muito só; e decidiu criar outros seres que pudessem fazer-lhe companhia, porém, certo dia, esses seres encontraram a chave da felicidade e, seguindo o caminho que os levaria até a porta onde se encaixava, deparavam-se com o próprio Deus e n´Ele  se reabsorveram.
                           Deus se viu novamente só e, desta vez, concluiu que chegara o momento  de criar o ser humano. Temia, no entanto, que  também ele pudesse descobrir a chave da felicidade e a história se repetiria.
                           Depois de muita reflexão, pensou que haveria uma solução: esconder a chave num lugar  de dificil acesso, onde dificilmente  seria encontrada. Cogitou colocá-la no fundo do mar; em uma caverna nos himalaias; em um remotíssimo buraco no espaço sideral.
                            Passou a noite em claro, inquieto e inseguro: um dia, o homem desceria ao fundo do mar, desbravaria os Himalaias, exploraria o espaço sideral, acabando por encontrar a chave da felicidade.
Onde escondê-la? Passou a noite a se perguntar, até que Lhe ocorreu  uma idéia que considerou genial: o único lugar seguro seria colocá-la no coração do próprio homem.             
                            Assim, criou-o e, delicadamente, escondeu-a ali. Portanto, quem quiser a verdadeira felicidade deve buscá-la onde pode encontrá-la. 


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O PODER DO AGORA NA FAMÍLIA - D. VERA

                                 A FAMÍLIA É AINDA PARA MIM UMA GRANDE RIQUEZA

                       Sou a mais velha de sete (07) irmãos e, tive sete (07) filhos. Para quem estuda numerologia  07 possui os seus valores.


                          Vou falar aqui agora dos valores que me acrescentaram as famílias que se uniram aos meus filhos com suas educações diferentes e até com suas culturas diferentes, e até línguas diferentes  porque não. Sempre estimulei meus filhos a viajarem e isto requer um pouco de coragem da parte deles e da minha, porque toda mãe e,eu não sou diferente prefere ter eternamente seus pintinhos debaixo de suas asas. 
                           Assim uma de minhas filhas gosta de francês  e, a outra casou-se já com 46 anos com um inglês. Desta vez vou falar de alguém mais de perto, aqui mesmo de Uberaba;  a tia do meu genro Crispim.
              Conheci D.Vera mais de perto já no outono  e inverno de nossas vidas e senti por ela uma profunda admiração. Admiração esta muito sincera porque sempre eu a achei muito feliz. A verdadeira felicidade vem sempre de um trabalho interior e vem muito mais da sabedoria que da inteligencia. Ela nunca teve filhos e já estava doente quando estivemos mais tempo juntas numa viagem que fizemos a Bonito.
                          A um homem nada se pode ensinar, podemos sim ajudá-lo a encontrar  as belas coisas que tem dentro de si mesmo e ela era mestra nisto.  Ajudou-me um pouco mais a ver Atma, Deus dentro de mim.
                  Podemos adquirir a suavidade da sabedoria, permanecendo em lugares  solitários em meditação no recolhimento que o inverno nos convida a nos dar.Mas ela não precisou  de nada disto. Essa suavidade  que vem de dentro de nós  quando vencemos nossos inimigos internos nos faz e nos fará sempre lembrar dela.
Crispim e Izabella
                       Assim vamos todos nascer agora na lembrança dela. Fazei-nos Vera, como você, falar suaves palavras doces, comportar-nos serena e favoravelmente  com todos, praticar ações que disseminem felicidade sobre todos; formar ideais benéficos a todos.                                                                                                               Que todos os nossos dias valham a pena por estar a serviço do Senhor.
D. Vera foi também dura e firme quando necessário, mas, a suavidade foi o que lhe trouxe o sucesso, a felicidade. 


                         Seu sobrinho Crispim, meu genro, ouviu dela pouco antes do desenlace : 
"- Pim o que estou sofrendo é muito pouco perto da felicidade imensa que Deus na vida me deu."
Ela tinha o que todos perseguem,embora nem mesmo o saibam. Ela possuía o que todos buscam embora poucos encontrem: A INTEIREZA.

Diz Fernando Pessoa:
Fernando Pessoa
Para ser grande sê inteiro
Nada teu exagera ou exclui
Sê todas as coisas 
Põe quanto tu és no mínimo que fazes 
Assim em cada lago a lua toda brilha
Porque alta vive.

                         Obrigada por ter aprendido muito com você Vera. E obrigada Fernando Pessoa por você ter existido e me fazer tantas vezes me lembrar de você.
Com D. Vera você não poderia ter ficado esquecido.






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O PODER DO AGORA .....E PSICOLOGIA DA ALMA




                   Hoje em meio a tantas lembranças com o encontro dos TAM , veio- me a lembrança de um dos melhores livros que já lí em minha vida:  O PODER DO AGORA, é de Eckhart Tolle  e muito elogiado por dois gurus da minha vida: um francês que conheci, o fabuloso Jean Yves Leloup  com quem estudei um bom tempo.




Deepk Chopra

E um indiano que respeito muito pelos livros que conheci inclusive As leis espirituais do sucesso nome bobo para um livro maravilhoso .Seu nome Deepak Chopra.
                         Aliás não sou eu que apregoou os Indianos como demasiadamente inteligentes . É o mundo. Talvez porque o bom DEUS  os compensou  da extrema pobreza com a inteligência; pois possuem o chamado chifre do unicornio que doou ao Lula seu grande sucesso mundial (inteligência emocional).



Terramour

              Voltemos ao Poder do Agora antes que a fuga de idéias me roube. A turma que lê meu blogue sabe que me separei aos meus 42 anos de casada após casar todos os meus filhos. Somos amigos e um dia que saíamos de um almoço no meu TERRAMOUR quando mostrei os retratos de meus, perdão nossos 7 filhos na parede,  na saída da garagem aproveitei para perguntar: qual delas é Suzana?  Qual é Andréa?  E por aí afora. Ele só conheceu quando  estavam os primeiros 4 em cima do cavalo ....
Foi por causa do livro: O PODER DO AGORA
que tirei imediatamente os retratos da parede. Vejam vocês o valor deste livro. Na época que o lí dei 10 de presente. Como gostaria de ter o retorno de alguém....
                                   A psicologia da alma nos tempos de hoje não é bem conhecida. ´Será por que a maioria foge de um encontro consigo mesmo? É muito difícil a meditação e a solidão? Ou não se lembram do que disse Socrates com o seu "Conheça-te a ti mesmo e ...Só sei que nada sei." ?

Eckhart Tolle

             Voltando ao PODER DO AGORA: "Se você é governado pela mente, embora não tenha muita escolha, vai sofrer as consequências da sua inconsciência e criar mais sofrimento, com a sua falta de perdão. Até que o sofrimento force você, no final, a sair do seu estado de inconsciência. O QUE VOCÊ DIZ A RESPEITO DA ESCOLHA TAMBÉM SE APLICA AO PERDÃO, SUPONHO. PRECISAMOS ESTAR INTEIRAMENTE CONSCIENTES E ENTREGUES ANTES DE PODER PERDOAR."



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DA DEPRESSÃO, O CORPO E SEUS SÍMBOLOS - JEAN YVES LELOUP.

                      Todos sabem que é quando uma alma fragiliza que o corpo adoece, são emoções de tristezas insuportáveis  ou agressividade reprimida.  Tanto que os médicos mais antigos cativavam seus doentes  ou principalmente as suas doentes, bem mais frequentes nos consultorios do que os homens, usam aquele chavão:
"- Qual foi o aborrecimento que a senhora teve?
 - Diga  a seu marido ou a seus filhos que não podem te contrariar senão a senhora pode piorar."
                   Uma grande amiga minha do sul, casada com médico, dizia que " a mulher é um bicho muito doentio,  mas pouco morredor."
                    Esse preâmbulo todo é para lembrar sem dúvida que a alma ou atma,  que é eterna, e que é nossa Essência, age mais forte que o corpo ego mortal, e sempre adoece antes do corpo, embora esse último é que dê sinal. Jean Yves Leloup fala num de seus livros sobre "O corpo e seus simbolos."

A Grécia, berço da civilização ocidental, está em todos os jornais esses dias. O jornal Estado de Minas, no domingo passado veio explicando muito bem como ela se atolou na crise.
Mas voltemos a Jean Yves com sua escada da evolução da consciência falar do corpo e seus simbolos.





                                  Desde a memória intra-uterina ou consciência matriz até o instante do nascimento, quando é expulso do útero  o ser humano tem   uma  doença da qual nunca se recupera  pela unidade com a mãe que  acaba  de perder.
                                Temos que evoluir e começamos a vida por engatinhar para um dia amadurecermos para ficar de pé  mas existe esta ressonância entre o nosso corpo físico e o nosso corpo de memórias.
     A  maioria de nós é manca pois sentimos que se de um dos lados fomos desejados do outro fomos expulsos do útero.
Além disso não somos deste mundo mas é nele que estamos como me disse Sai Baba. Mas precisamos transformar nossa vida que coxeia em uma vida que dança.  Tio  Klauss tinha uma diferença de cerca de 5 cms entre uma e outra perna, mas a elegância de seu andar era como se dançasse, pois era um bailarino.

  
O Corpo e a consciência














Jean Yves Leloup
                      Ora que pertencemos a dois mundos é certo. O que não lembramos de ver é que temos que analisar nossa vida  do ponto de vista físico, psicológico e espiritual. Um grande sábio já dizia que realmente estamos com um pé neste mundo e um pé no outro. O que não podemos esquecer  é que temos de ter  muita compreensão e aceitação com isso  para dançarmos na vida e não vivermos a eterna angustia existencial.
Somos luz e somos sombra. Somos dia e somos noite - temos sol e temos chuva para regar os campos de nossos conhecimentos.


Tagore
 Que o sol esteja sempre a nossa frente
 guiando nosso caminho
Que os ventos nos levem pelas costas
Que as chuvas reguem nossos campos
onde depositamos a nossa sementeira
E que até o nosso próximo encontro
Deus nos tenha em na palma de suas mãos.
Tagore,  foi quem escreveu isto, naturalmente com suas  palavras e  um pouco diferente.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

JORNAL ESTADO DE MINAS--BEM VIVER VIDA COM EQUILIBRIO

                           Não sei se são minhas ligações familiares pois sou Teixeira  da Costa por minha avó materna,  parece-me que já contei aqui que foi tia Ligia ,mãe de  Ana Marina  quem enfeitou comigo a igreja de Lourdes para o meu casamento.
                       Mas quero falar de tio Gegê e tio Camilo que foram sempre maravilhosos comigo e me valorizaram  demais enchendo minha auto estima estimulando -me a  estudar em vez de casar para morar longe da familia.
                      Minha filha Suzana que é quem justamente se situa no meio de meus 7 filhos, que é justo onde mora o equilíbrio, costuma dizer que tenho mania de raça , isto é genética.
                     Hoje que acordei meio emotiva  abro o jornal EM como faço todos os dias e quis ler o nome da diretoria Alvaro Teixeira da Costa e Geraldo  Teixeira da Costa Neto.
                        O assunto da capa do Bem Viver falava de um empresário por sinal novo e bonito Sebastião Lago Júnior internado por depressão e como conciliar a busca da prosperidade , felicidade, cultura e liberdade. Pensei aqui com meus botões; carregar um junior ou um neto no nome já não é leve. Criar filhos para serem felizes não significa criar filhos  sucesso que muito nos gratifica nem ricos que nos dá um pouco de segurança na velhice, mas sim felizes.
                        Aí sim é fundamental que eles tenham  segurança nos primeiros 7 anos de vida, sejam despertos ou despertados para valores eternos que não terminam com a morte do corpo, quais sejam AMOR, PAZ, VERDADE, AÇÃO CORRETA, NÃO VIOLÊNCIA. O pai embora a mãe eduque acredito que nos tempos atuais ainda seja o ponto de referencia dos filhos, Meu pai nos deu JESUS  COMO PONTO DE REFERÊNCIA DOAMOR E DA FELICIDADE..

sábado, 8 de outubro de 2011

CARTA A PAULA MINHA FILHA - AINDA 1ª COMUNHÃO DAS CRIANÇAS

                                              Paula

                                 Somente o ano que vem falarei com as crianças da 1ª comunhão sobre o mais importante de todos os valores:  o  ESPÍRITO SANTO. 
                                    Desta vez ainda quero ter mais cuidado e como aprendi a muito tempo em meu cursilho de cristandade antes de falar de DEUS com eles fala-se com DEUS sobre eles, assim eu sempre agi quando tinha algo mais sério a falar com voces.e  E, acho que deu muito certo  quanto á educação de vocês.
                                   Patricia forneceu-me a data de nascimento de cada um  e vou começar breve a saber seus anjos da guarda.
                                   Estou ainda no TERRAMOUR e gostaria que você e Patricia pelo menos entrassem no meu blogue. As outras mães se der certo farei um happy hour lá no meu ap da cidade para uma conversa com DEUS ao por do sol.  O trabalho é importantissimo na vida mas o  ter jamais será mais importante que o SER em  nós pois só ELE é eterno e é bastante ciumento para nos mostrar que só ELE é capaz
de nos fazer feliz e escondeu a chave desta felicidade dentro de nós.
                Só agora descobri que o destino do meu TERRAMOUR  é trabalhar com tanatologia que é a aceitação da morte. Buscar a luz mas com aceitação da
sombra foi o que de melhor consegui aprender em meus longos tempos de cursos e cursos de psicologia tranapessoal. Essa é a melhor herança que terei a lhes deixar.
                                   Beijos
                                  MAMÃE
.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

1ª COMUNHÃO ESTUDANDO VALORES HUMANOS

                           Sábado passado tive o prazer de receber meus três netos filhos da Paula minha caçulinha e o Leopoldo Borges . São eles: Giulia, e os gêmeos Gabriela e Antônio José
Gabriela e Antônio José

Giulia

                      A turma era muito bem educada e filhos de grandes amigos e parentes  como netos de Ismael e Joaninha, Paulo Mesquita e Sônia, Marcelo Palmério e Vera, e outros tantos que não posso enumerar para não correr o risco de esquecer algum. Foi grande a minha alegria de ver o TERRAMOUR  tão animado. Confesso que tive um certo receio pois a turma meio caixa alta educa os filhos meio mimados. 

                       Eu tive  muita preocupação em criar meus filhos  para serem felizes  e conviverem bem com todas as classes sociais. Não foi fácil tendo avião, carro com motorista e uma belíssima casa. Obrigava-os a trabalhar sempre um pouco para receber a mesada, ir à pé para a escola, porque naquela época era possível e à estudar em colégio público. Hoje é necessário que meus netos tenham segurança, pois  roubam até os tênis dos meninos. E até ameaça de sequestro de neta mocinha já tivemos.Tudo, mudou demais. 
                          Mas vamos falar de coisas boas como o que sejam os Valores Humanos que aprendi com SAI BABA na Índia e , que são válidos para o desenvolver de toda espiritualidade já que Frei Beto que esteve aqui esta semana passada teve a coragem de falar para o clero e inclusive o Senhor Bispo da diocese que as religiões só dividem e a espiritualidade soma todos os filhos de DEUS. Sai Baba um de meus Gurus mais queridos desencarnou este ano mas deixou-nos muitas coisas boas que já foram ditas neste blogue mais convém repetir os valores humanos:
Paz - Verdade - Amor Universal - Ação Correta - Não-violência

E lembrando sempre de perguntar antes de falar:

É importante?
É verdade?
Faz alguém feliz?
         Se não, é melhor conservar-se em silêncio pois falar é prata e calar é ouro.

batismo no córrego do lobo
ISABELA, E RENTA  ao meu lado