segunda-feira, 14 de maio de 2012

As Sete Leis Espiritual do Sucesso - A Lei do Mínimo Esforço.







A quarta Lei Espiritual do Sucesso é a Lei do Mínimo Esforço. Esta lei se fundamenta no fato de que a inteligência da natureza funciona com tranquila facilidade e sem nenhuma ansiedade. Quando aprendemos esta lição da natureza, conseguimos realizar facilmente nossos desejos.

  • Quando você busca o poder e o controle sobre as pessoas, está desperdiçando energia.
  • Mas quando seus atos são motivados pelo amor, não há perda de energia. Ao contrario, sua energia se multiplica e acumula. 
  • Se o seu ponto de referencia interno for o ego, se você buscar poder e controle sobre outras pessoas, ou a aprovação dos outros, vai desperdiçar muita energia.
  • Em A arte de sonhar, Don Juan diz a Carlos Castaneda: "...muito de nossa energia é usada para sustentar o nosso orgulho.
  • Alei do Mínimo Esforço possui três componentes básicos, três coisas que você pode fazer para pôr em prática o princípio do "faça pouco e realize muito." O primeiro componente é a ACEITAÇÃO. Aceitar significa simplesmente assumir o compromisso de aceitar pessoas, situações, circunstâncias e fatos, da maneira como se apresentam. Isso significa entender que este momento é como deve ser, porque todo o universo é como deve ser. Este momento - o que você está vivendo exatamente agora - é o ápice de todos os que você experimentou no passado. Este momento é assim porque todo o universo é assim.

  1. Isso significa aceitar total e completamente esta momento, aceitar as coisas como elas são e não como gostaria que fossem.Isso é importante entender. Você pode querer que as coisas sejam diferentes no futuro. Mas, neste momento, tem de aceitá-las como são.
  2. Isso nos leva ao segundo componente da lei do Mínimo Esforço: a responsabilidade. O que significa responsabilidade? Responsabilidade é não ficar culpando alguém, ou alguma coisa, pela situação, muito menos a si mesmo.
  3. O terceiro componente da lei do Mínimo Esforço é a indefensibilidade, que significa assentar sua percepção na indefensibilidade, ou seja, desarmar seu espírito, abrir mão da necessidade de convencer e persuadir os outros de seus pontos de vista. Se você observar as pessoas, verá que elas passam noventa e nove por cento do tempo defendendo seus pontos de vista.

Certamente você não pretende ser rígido como o carvalho oco que tomba na tempestade. Vai preferir, com certeza, ser flexível como o bambu, que se curva sob a tempestade e sobrevive.Certa vez alguém me disse: " O passado é história, o futuro é mistério, o presente é uma dádiva; é por isso que este momento chama-se presente."

Quando você reunir a refinada combinação de aceitação,  responsabilidade, indefensibilidade, sentirá a vida fluindo com tranquila facilidade.
Em suma, você pode colocar a Lei do Mínimo Esforço em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1º - Praticar a aceitação, dizendo: "hoje aceitarei as pessoas, situações, circunstâncias, fatos como eles se manifestarem." Saber que o momento é como deve ser, porque  o todo o universo é assim. Não se voltar contra todo o universo, lutando contra o momento presente. Dizer a si mesmo: "minha aceitação será total e completa; verei as coisas como são no momento em que ocorrerem e não como eu gostaria que fossem."

2º - Aceitando as coisas como são, assumir a responsabilidade pela sua situação e por todos os fatos que considera problemáticos. Ter bem claro que assumir a responsabilidade é não culpar alguém, ou alguma coisa, pela sua situação. Saber, também, que todo problema traz em si uma oportunidade e que a consciência das oportunidades vai permitir olhar para o momento problemático e transformá-lo em imenso benefício.







O ser integral conhece sem ir,

vê sem olhar e realiza sem fazer.
                     Lao Tzu. 

Um comentário: