quinta-feira, 16 de junho de 2011

O SENTIDO DA VIDA E DA MORTE...

                    
                                                      
                                                               
Terça-feira, fui a uma Comunidade Espírita em Peiropólis. Falou-se de humildade e de ser criança para entrar no reino, católica por tradição tenho minhas divergências sobre algumas interpretações bíblicas nas várias religiões cristãs.



Ocidente e Oriente se cruzam na minha cabeça e procuro sempre marchar para a unicidade e prevalece em mim  graças a DEUS, o espírito da criança que busca somar e não o dividir. Meu caminho é sempre  o AMOR  e a unicidade. E  não questionar a religião de ninguém.Pelo contrário aonde cada um encontrar a sua felicidade já encontrou o Pai Perfeito que quer filhos felizes. E o Espírito Santo que para mim é a Mãe e intercede de várias formas para salvar seus filhos do mau.
O tema da comunidade de Peirópolis era a criança como o anjo, símbolo da  pureza e da humildade - Humus é terra e a criança quanto menor mais próxima está do chão e mais longe também da morte, tão temida pelos idosos que enfrentam a solidão e o isolamento. Pois a longevidade aumenta com o avanço da ciência e a tecnologia, aumentam também a quantidade de anos vividos, embora não se preocupem com a sua qualidade. Já dizia em 1969 Elizabeth Kübler Ross:

Elizabeth Kübler Ross
 "Cresce o número de anciãos e com isto aumenta o número de tumores e doenças crônicas, associadas diretamente à velhice."
Hoje já vivenciamos o alzheimer que tem levado tantos idosos até ricos aos asilos. Todos são problemas da morte e do morrer. Jámuitos pais se lembram de frase ditas por seus filhinhos pequenos: "vou enterrar meu cachorrinho agora e ele vai se levantar de novo com a primavera junto com as flores."
A criança sente a morte  como algo bem distante e não permanente, já o idoso sente a morte se aproximar e sempre abominou a morte e sem o devido preparo sempre a repelirá porque em nosso inconsciente a morte nunca é admissível quando se trata de nós mesmos. E só quando se aceita,  algo deixa de incomodar-nos.
                                                                                 
Outro fator difícil de distinguir em nosso subconsciente é o desejo e o medo.
Assim a criança de hoje  vive mais conflitos nesta sociedade consumista em que os pais tentam suprir com presentes sua falta de presença pelo acúmulo de trabalhos. A criança em vez de brincar de roda, maré, de artista de circo, vive na tv assistindo markenting e propaganda e como nosso inconsciente não faz distinção, a criança com raiva deseja que a mãe morra, quando não satisfaz seus desejos e a culpa nela se instala. Reage às vezes da mesma forma  quando os pais divorciam  e, não os ajudaram a dialogar ao contrário foram motivo de  discórdia.

O fato é que o mundo de há muito busca a felicidade aos contrários. E tão acostumados ao ter e não ao SER, este EU SOU que habita dentro de nós e que me faz meditar antes do amanhecer quando as barras do dia anunciam o nascer do sol.
Não vemos Deus mas o astro rei do planeta de Gaia para o indígena que represento por minha avó Luíza de quem  sou descendente assim O representa. Porque é ele, o sol que dá vida e calor à nossa terra.
Há um  bom tempo começo meu dia a dizer:
"Pai tua vontade de fazer 
E todo o meu bem querer 
Pai tua vontade aceitar
Que mais posso desejar
Pai minha gratidão te oferecer
Que de melhor tenho a fazer
Só te amar
Só te amar
Só te amar." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário