segunda-feira, 20 de junho de 2011

SOMBRAS, O QUE ELAS ME ENSINARAM...

                   
        Foram muito escuros meus últimos tempos de sombra e por isso creio ter aprendido com eles mais que nunca. Vamos relembrar o que a sombra me ensinou:
  1. Quanto mais avançamos no caminho pelo qual nascemos nessa planeta terra, menos verdades temos a impor aos outros. CRISTO disse: "Eu sou a VERDADE" e não eu tenho a verdade. O SER e o TER sempre se trombam de forma visivel em nossos instantes de depressão. Ela vem mostrar-nos erros que cometemos e nao aceitamos. Esses erros precisam ser aceitos pois fazem parte da verdade em nosso caminho. A mentira não, essa não pode ser aceita, temos que nos ver como somos, não podemos nos enganar  a nós mesmos. Ela, a mentira é uma fuga da verdade que é justamente o EU SOU em nós. Esse EU SOU pelo qual nascemos e pelo qual fomos criados. Os nossos erros fazem parte do nosso caminho para a luz. A mentira não. Ela nos desvia desse caminho da luz.
  2. Nós, os idosos, temos que ser oportunos para sermos bem aceitos. E,esta depressão , me transportou a um outro tempo. .. A esta que vivem hoje meus filhos: - Estava no wc com uma criança no colo chorando  quando o telefone chamou e não tendo quem atendesse eu tive que fazê-lo sem ao menos terminar de cumprir a nescessidade fisiológica que havia começado. Claro que  não foi uma lembrança muito agradável. Estas e outras é que nos trazem mais ausentes e nos aguça o senso de oprtunidade.
  3. Aprendi, que ganhar uma discussão é perder um tempo precioso que tem rolado muito depressa principalmente na minha idade.
  4. Aprendi que qualquer ensinamento dado com amor até com os animais funciona melhor que  pela dor
  5. Aprendi melhor o que estava escrito no refeitório do Sai Baba: - Antes de abrir a boca pense, é importante, é verdade, faz alguem feliz  ??? Se não, falar prata, calar ouro.
  6. Aprendi mais, o quanto a disciplina tem sido útil, me dado força, e me aumentado a auto estima tão difícil no idoso.
  7. Aprendi que é a partir da auto aceitação e aceitação também da depressão que se aumenta esta auto estima tao salutar e que quando em baixa vai andar de mãos dadas com a inveja dos mais novos.
  8. Aprendi a enfrentar o medo tão contrário ao amor como São João já havia me mostrado há tanto tempo em sua epistola (I São João 4.18-21)
  9. Aprendi que solidão  é vazio de DEUS, que já preguei tantas vezes sem viver.
  10. Lembrei que a unicidade na diversidade deveria evitar-nos de criticar as pessoas que possuem na certa qualidades diferentes das nossas e defeitos também como nós.
Quando a sombra
Pela manhã ou entardecer me invade
Lembre-me Senhor da caridade
E me aponte meu Deus aonde ir
Que o Espírito Santo me encaminhe
Onde vou para fazer alguém sorrir



E assim funcione sua alquimia
E não permita que alguém eu vá ferir
Quando baixar a imunologia
E esse perigo se avizinhar
Podemos ao próximo ameaçar
Um abismo ou uma ponte construir
Mas a seu exemplo tanto amar
Que até asas possamos adquirir

                                                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário