quarta-feira, 1 de junho de 2011

DISPUTA - COMPETIÇÕES

DISPUTA - COMPETIÇÕES.
                                                                                            


Meu neto Janja, com as primas Laura e Fabiana

Uma das coisas que causam maior exaustão e stress na nossa vida de hoje é a disputa e a competição.
Assim dá-me alegria ter ultrapassado esta idade apesar  de graças a Deus  ainda me sentir na luta  mesmo sofrendo esses altos e baixos. Mas causa-me  também uma certa compaixão ver o quanto meus netos são privados tão cedo da irresponsabilidade do ser criança.
Lembro-me da tristeza quando meu irmão GLENN morreu aos 22 anos, idade que meu neto JANJA fez ontem,  e da dureza em que lhe havia dito de forma mais errada possível , quando  recebi seu boletim com notas médias. É que eu havia estudado demais com ele juntinho todos os dias e minha expectativa  de certo era de sucesso.
Hoje meu irmão, não se pode satisfazer em ser mais ou menos, é preciso ser o melhor.
Tanto sofri ao perdê-lo que nunca mais cobrei nota alguma de um filho nem
pressionei-os para passar rápido num vestibular.
Agora fala-se tanto em olímpiadas
que convém lembrar a máxima tão conhecida:
"O importante não é vencer, é competir."


Gabriele Andersen - Atleta que chegou em
último lugar nas Olimpíadas de Los Angles (1984)

Há anos na tv, uma atleta chegando em último lugar, com um enorme atraso de tempo, sendo vista por tanta gente, cansada, quase desfalecendo sozinha na pista, dando exemplo maravilhoso de raça e luta para completar sua prova. Que grande e maravilhosa vencedora de si mesma, mostrando ao mundo que o que verdadeiramente o que nos desgasta é não saber perder.
É como se o valor do nosso Ser,  o valor que nosso Pai Perfeito nos dá fosse desaparecer.


Queria dizer aos meus netos que ao perder um vestibular, um concurso qualquer, um jogo de tênis, ou foot-ball não percam nunca o valor 100 vezes maior do Ser que habita neles. Que neles faça morada sempre.
Ele é um Pai Perfeito e como é AMOR perfeito, onipotente, onisciênte, onipresente quer ensinar-nos alguma coisa nesta derrota. E acabaremos por aprender mais e lucrar mais que o vencedor.



Ter sempre razão numa discurssão é outra vitória triste que nos tenta em todas as idades.
O Evangelho, a carta da felicidade, o AMOR presente em todas as culturas, religiões, folclores e artes também pode salvar-nos desta tentação.
"De que vale ganhar todo o universo, se perdemos nossa alma, fonte única de nossa verdadeira e duradoura alegria?
"A gente só tem medo da vida quando tem medo do AMOR."


MINHA VIDA É UM INSTANTE    

Minha vida é um instante
Santa Terezinha do Menino Jesus
recentemente declarada doutora da Lei.
uma hora passageira.                 
Minha vida é um momento
que me escapa e foge
Vós sabeis, ó meu Deus, para amar-vos na terra,
não tenho senão o dia de hoje.
Oh! Eu vos amo Jesus!...
Por Vós minha alma aspira...
Por um dia somente, sede meu doce apoio!
Vinde reinar em meu coração, dai-me vosso sorriso.
Apenas no dia de hoje!

Um comentário:

  1. Santuzza, o valioso é a compreensão e o amor, forças de inclusãoe de liberdade do existir passarineiro. Abraços com carinho, jorge

    ResponderExcluir