quinta-feira, 5 de maio de 2011

Homenagem Dr.Lineu José Miziara (Aniversário de nascimento hoje)

                      LINEU MIZIARA foi uma pessoa muito importante na minha vida, e quem me levou até ele, quando me separei, foi minha amiga AIDA ABREU.

                      Infelizmente ele durou apenas seis anos depois que o conheci. Na sua missa de sétimo dia, lindissíma, celebrada na UNIUBE, os estudantes desolados com sua morte.Lembro-me deste preâmbulo:

"Esta foi, um dia, minha casa, meu envoltório.
Era a gaiola: o pássaro voou 
Era concha: a pérola se foi
Não chameis a isto morte.
                É a vida da vida, pela qual tanto ansiei."   
                                
                                No fim estava escrito por ele:
                                O coração é despreendido. Embora gere seus próprios impulsos, e não dependa do cérebro para funcionar, acolhe as mensagens q ue recebe. Recebe e responde a mensagens que lhe chegam das glândulas por meio dos hormônios. E responde sempre visando ao bem dos outros orgãos. Embora as emoções nasçam no cérebro, o coração é seu albergue. É para o coração que vão a alegria, a raiva, o medo, a melancolia. É no peito que o homem sente que é sensível.
                                Ama-se com o coração.
                               Chora-se com o coração.
                               Morre-se pelo coração. Nenhum casal de namorados desenha um par de cérebros no tronco de uma árvore. Cuapido jamais arremessou sua flecha na cabeça de suas vítimas.
                               Ainda assim, é o cérebro, e não o coração que se conserva em redoma quando morre uma grande figura da História. Guarda-se até hoje o cérebro de Albert Einstein. Pretende-se descobrir a anatomia da inteligência. O coração de Einsinte se tornou pó. Mas guardam-se também os corações poeticos e religiosos. Os poeticos, em metáfora; os religiosos, em profissão de fé.
                               E ...fé e poesia jamais se tornarão pó.
                                                             
   
                                     
                                       
                                     

2 comentários:

  1. Santuzza, o Prof. Lineu foi um farol, um ombro acolhedror e uma estrela do amanhã no hoje; Abraços com carinho, Jorge

    ResponderExcluir
  2. fui aluno do dr Lineu!!! Me sentia amado por ele. Tenho 3 livros dele aqui em casa!!! lembro com muito carinho dos momentos que passamos juntos. Ainda me vem a imagem dele quando escuto a música "fly me to the moon". Que um dia possamos nos encontrar novamente e bater um bom papo!!! Saudades!!!1

    ResponderExcluir