quarta-feira, 25 de maio de 2011

A VOZ DA CONSCIÊNCIA.

Tagore

Oh Deus não me deixe rezar por proteção contra os perigos
Mas pelo destemor em enfrentá-los.
Não me deixe implorar pelo alívio da dor, 
Mas pela coragem de vencê-la.
Não me deixe procurar aliados na batalha da vida,
Mas a minha própria força.
Não me deixe suplicar com temor aflito para ser salvo,
Mas esperar com paciência para merecer a liberdade 
Não me permita  ser covarde  sentindo sua clemência  apenas no meu êxito
Mas eu quero a força  de tua mão quando eu cair.
                       Tagore.




São Tomás de Aquino


                          Uma   vez, um dos alunos de SÃO TOMÁS DE AQUINO, perguntou-lhe: 
"Se o papa me disser para fazer determinada coisa e minha consciência me disser para fazer outra coisa, a quem devo obedecer?"
                         O santo Tomás de Aquino, doutor da igreja Romana,   respondeu:
"Escuta a voz da tua consciência e procura esclarecê-la e iluminá-la."
                     Isto pode nos surpreender,  mas são palavras cheias de bom senso e de psicologia, porque,  se ele  ele tivesse dito para ouvir e obedecer o papa, isso faria com que o aluno se tornasse um pouco hipócrita ou adoecesse,  quem sabe até de esquizofrenia. Ou seja, quando fazemos aquilo que a autoridade  nos diz e no nosso interior pensamos outra coisa,  cria-se uma divisão dentro de nós que está na origem do mal-estar e da dor de cabeça. Mas São Tomás de Aquino disse:

"Escuta a voz da tua consciência.
Não mintas a ti próprio,
Mas procura esclarecer-te,  e
É possível que, ao esclareceres a tua consciência,
Descubras que aquilo que o papa dizia não é 
Compeltamente idiota. 
Mas isso virá de ti mesmo."

                                  Podemos sempre nos enganar, mas em alguma momento em nossas vidas já não poderemos mais mentir a nós mesmos. É nessa ocasião que desperta em nós o mestre interior. Posso me enganar e cometer erros até o fim da minha vida, mas não posso mais mentir  a mim mesmo, isso faria com que eu adoecesse. Esse é o sinal que estamos, de fato, conectados com nosso mestre interior. Nosso Deus.

Um comentário:

  1. Santuzza, Tagore é a poesia da espiritualidade cheia de vida. Abraços com carinho; Jorge bichuetti

    ResponderExcluir