segunda-feira, 18 de abril de 2011

GURUS QUE ME AJUDARAM......JEAN YVES LELOUP

             

               Falar um pouco mais sobre este guru fantástico que tive a sorte de ter na vida e,  preciso voltar se possível, a conviver: JEAN YVES LELOUP.
Jean Yves Leloup
               Este livro que foi composto em Brasília, na Universidade da Paz, em três dias mostra bem seu misticismo real e sua qualidade de curador.
               Terapeutas do Deserto, fala de Fílon de Alexandria e Francisco de Assis a Graf Durkheim. Tem a colaboração de Leonardo Boff no que toca a SÃO FRANCISCO, e a loucura é sua tônica principal. No prólogo vem TERESA DE CALCUTÁ:

Madre Teresa de Calcutá.

"O fruto do silêncio é a Oração;
O fruto da oração é a Fé;
O fruto da fé é o Amor;
O fruto do Amor é o Trabalho;

                                          "Isto é a Fé sem obras é morta."

                            Pierre Weil traduziu Jean Yves Leloup e a terceira pessoa a organizar o livro foi  LISE MARY ALVES DE LIMA, para mim humilde e maravilhosa, se intitula "arrumadeira" e inicia com citação francesa de Paul Eluard:
 "Eu tive por muito tempo
Um rosto inútil
Mas agora
Eu tenho um rosto para ser amado 
Eu tenho um rosto de quem é feliz."

                          Eu sempre fui uma buscadora da Luz, como alguém que busca a sanidade e aprende a viver com a minha sombra e, a Luz sempre mostra as sujeirinhas do nosso quarto escuro.
CHUANG TZU:
"O imperador amarelo vagueando
perdeu sua pérola cor-da-noite
Mandou a ciência procurar a pérola, mas em vão
Mandou a análise procurá-la, em vão
Mandou a lógica, em vão.
Depois interrogou o nada e o nada a possuía!
Disse o Imperador Amarelo:
"Estranho, deveras
O nada que não foi enviado,
Que não se esforçou para achá-la,
É que possía a pérola cor-da-noite!"

                           O sofrimento de São Francisco, torna-se tão insuportável que ele reza a Deus: "Não me tire o sofrimento, mas me dê forças para que eu consiga suportá-lo!"
                           E assim orando, entrou em agonia. Nessa agonia ele teve um sonho no qual uma visão lhe diz com uma voz celestial:

Sao Francisco de Assis.


"Francisco, se eu tranformasse todas as águas em bálsamo, todas as pedras em ouro e prata, você se alegraria?" Ele respondeu: "Sim, meu Senhor, eu me alegraria porque vem de Você!" Então ele torna a ouvir a voz e diz: "Estou no Reino de Deus."
                     Manda chamar um frade que era musico e diz-lhe para musicar o poema que ele vai lhe ditar. E canta:
"Altissimo, Onipotente e Bom Senhor,
Só a ti, o louvor, a glória, a honra e toda a benção
Só a ti Altissimo, são devidos,
E homem algum é digno de pronunciar teu nome.

Louvado sejas, Senhor, por todas as criaturas,
Especialmente o senhor irmão Sol,
Que é belo, radioso,e seu grande esplendor
De ti, Altissimo,é para nós a imagem.

Louvado sejas, Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas
Que no céu criaste, tão claras, preciosas e belas .
Louvado sejas, Senhor , pelo nosso irmão   Vento,
Pelo ar, pelas nuvens , pelo azul calmo e todo tempo,
Pelas quais todas as    criaturas dás sustento.

Louvado sejas , Senhor, pela nossa irmã  Água,
Que é muito humilde, preciosa e casta.
Louvado sejas, Senhor,pelo irmão Fogo,
Pelo qual iluminas a noite;
Ele é belo e alegre vigoroso e forte..

Louvado sejas Senhor, por nossa irmã Terra,
Que nos nutre e nos sustenta;
Que produz frutos diversos, coloridas flores e árvores.

Louvado sejas, por nossa irmã, a  Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai daqueles, somente, que morrem em pecado mortal
Felizes os que cumprem sua santa vontade,
Porque a segunda morte nada poderá contra eles.

Louvai e bendizei ao Senhor, e dai lhe graças.
E servi-o com toda a humildade!

                                 Nasce o canto do Irmão Sol com suas sete famosas estrofes. Era cego, já não via o sol, sentia terriveis dôres, solidão do espirito e abandono do corpo mas o SOL nascera dentro dele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário