sábado, 9 de abril de 2011

MEU LIVRO... INDIA

                         

Terramour
              Sempre falei que escreveria um livro sobre minhas viagens como buscadora da luz. Mas acabei por virar blogger. A ÍNDIA voltará muitas vezes a ser assunto em minha vida como Fernando Pessoa e Tagore também. Viagem foi sempre uma paixão na minha vida e não me importava conhecer este mundo de Deus como a mais pobre das criaturas.
                Foi  assim que viajei num último banco de ônibus por 18 horas pela Índia a fora onde fui por três vezes. Desta vez a que me refiro, furaram dois pneus no caminho - o ônibus era bem velho. Eu ia atrás de um curso de psicologia tibetana com o professor Léo Matos indicado pelo Dr. Francisco Mauro Guerra  que lá estivera também.              
               Tem bastante tempo isto e a Índia era ainda muito pobre. Via diariamente Dalai Lama em seu templo e para lá subíamos as três horas da madrugada. A internet mostra com música e tudo mais até nossa fila para comer chapala, que é o pão deles, feito na hora. Eram 40 pessoas de vários estados do Brasil.
                Depois segui sozinha até Daramsala  para retiro de uma semana na estalagem do irmão de Dalai Lama onde se hospedava Richard Gere. Não tive a sorte de encontrá-lo; no apto. que ele fica, ou ficava, estavam uns franceses. O QUARTO EM QUE ME HOSPEDEI  tinha  seis camas, vazias. Hoje verdadeiramente me espanto com a minha coragem de ficar uma semana sem uma pessoa conhecida. Era mesmo para meditar.
                No  sul da  Índia eu já havia estado duas vezes, com grupo de São Paulo, para ver SAI BABA, em Putta Partti, perto de Bangalore. Mas o que me levou a viagens como Nepal, Mayamar, Gurumay, Sai Baba e até Palma de Malhorca na Espanha (origem de Cursilho de Cristandade), foi sem dúvida uma grande espiritualidade vinda de meu pai que desde a minha mais tenra idade me ensinou a rezar: 
 "CORACÃO DE MEU  JESUS DOCE TERNO ANUNCIADO
 SEJA O MEU AMOR POR VÓS CADA VEZ MAIS ABRASADO.."
                Já relatei, no início deste blogg, que sou, com muito orgulho, de família de políticos ainda honestos, jornalistas, artistas... e um funcionário público - meu pai, que formou-se em Direito, mas como meu filho também não exerceu. Esta figura apaixonante que que era meu pai fez-me herdeira da maior riqueza que recebi: minha FÉ.

                Ele me ensinou ainda que a fase melhor da vida da gente é a que estamos vivendo. Fiquei muito feliz quando minha netinha Victória, filha de Izabella, me lembrou isto numa reunião para meditar, toda emocionada. Era um Natal que nos reunimos no Vale dos Angicos, no Terramour.
Minha neta Victória
              Além de um pouco de solfejo e declamação, papai me fez aprender um pouco de francês, inglês e espanhol o que fez com que me defendesse muito bem nas viagens que tanto amava fazer. HOJE MINHAS FILHAS E NETAS o fazem muito melhor que eu. Papai era apaixonado tambem por Guerra Junqueiro, ou Fernando Pessoa:
NÃO  NÃO DIGAS NADA 
SUPOR O QUE DIRÁ
A TUA BOCA VELADA
É COMO OUVI-LO JÁ
É OUVI-LO MELHOR
DO QUE O DIRIAS
O QUE ÉS NÃO VEM A FLOR
DAS FRASES E DOS DIAS
SÊ GRAÇA DO CORPO NU 
QUE INVISÍVEL SE VÊ     

E um Carlos Drumond de Andrade:

               "SE  PROCURAR BEM,  VOCÊ ACABA ENCONTRANDO
NÃO A EXPLICAÇÃO (DUVIDOSA) DA VIDA
             MAS A POESIA (INEXPLICÁVEL) DA VIDA."                 

Já lhes falei de tio Klauss.
Klauss Vianna
                  Fernandinha, filha de tio Ruy (irmão de tio Klauss), trabalha no grupo GALPÃO
Fernanda
e já foi convidada para representar na Inglaterra, num aniversário de SHAKESPEARE, em Stratfotd-Upon-Avon, e fazer o papel de Julieta da peça ROMEU E JULIETA.

Stratfor-Upon-Avon

                   Marcelinha, irmã de Fernanda, é pintora.        
 
Marcela (à esquerda) e a irmã Fernanda


Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG. BELOS POEMAS, FRASES PARA NOS FAZER PENSA, FOTOS DE FAMÍLIA. PARABÉNS.
    IRINEIDE

    ResponderExcluir