quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MEUS ACHADOS... PADRE INÁCIO

Palavras de Padre Inácio que tanto significou para mim, minha irmã Jane e Pierre Weil:
Jane - minha irmã
               Toda alma chamada ao Apostolado, ouve a pergunta que Jesus, um dia, fez a São Pedro nas margens do lago da Galiléia:
                              "Meu filho - minha filha - amas-me?
                              Compreendeste algo do mistério das minhas humilhações?
                              Dos meus sofrimentos? da minha sorte?
                              Pedro, amas-me?
                              Se tu me amas, ama aos homens
                              Que redimi com o preço do meu sangue,
                              Ama sobre tudo - aos mais fracos, mais pobres, mais abandonados.
                              Apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas.
                              Mas, para salvá-las não existe outro meio do que o meu:
                              A Cruz com todas as suas amarguras e dores.
                              Pedro, - amas-me?

               Olho ao meu redor, observo as pessoas do mundo - esses cristãos comuns, dos quais eu deveria fazer parte, não fosse Deus, que por sua graça elevou o meu coração a pensamentos mais altos e me reservou uma vocação mais nobre.
               É estarrecedor e triste constatar cristãos não somente incrédulos e indiferentes, mas também a cuidarem tanto desta terra sem darem valor aos interesses espirituais dos quais depende a sua felicidade eterna.
              Eu os vejo se agitarem, correrem esbanjando as suas forças e energias para conseguirem o que? Ninharias, futilidades de pouca duração. Eu os vejo fazer desses "nada" empenhos consideráveis, considerar essas futilidades passageiras como realidade imortais.
               Cada um deles, sabe pela experiência dos outros que essas cosias não satisfazem o coração: elas não são reais, mas perecíveis. E porém, elas as perseguem com o ardor do desespero, sabendo bem que elas servem apenas para a mocidade. Eles nunca as alcançam, e quando chegam a realizar algo não terão tempo para desfrutar de seu trabalho - a velhice nos torna incapazes de usufruir dos bens deste mundo. E a morte esta aí, perto... Ela nps arrancará de tudo isso. Então começará um outro período.
               Mas não importa! Cada um se ilude; e mesmo raciocinando prudentemente, age loucamente. São Paulo enumera as principais coisas que nos preocupam, e amarram nosso coração em 1Cor 7:29 e 31 :
               Tudo isso passará. O mundo não é uma realidade, é uma figura.
               Não convém fixar nele a nossa moradia definitiva: não temos morada definitiva aqui (Heb 13:14) então não vale a pena se apegar, pois que haveremos de nos separar. Por conseguinte, apegar-se é preparar para si fontes de tormentos e sofrimentos para o dia da morte.
              Tudo o que não é eterno em duração, infinito em gozo, me é insuficiente e me desencanta. As coisas da terra encantam só em sonhos.
PEDRO TU ME AMAS?  SIM, DIGO EU, TU BEM  SABES QUE EU TE AMO...  
MAS SERÁ QUE EU  APASCENTO AS TUAS OVELHAS OU ATORMENTO? 
MAS SENHOR, EU TE PEÇO MESMO ASSIM...
QUE TODOS QUE ME CONFIASTES NENHUM DELES SE PERCA...

Um comentário:

  1. Santuzza, o amor divide o mundo entre um passado de trevas e um porvir de luz... Padre Inácio foi um grande homem, um anjo, no exercício diário do amor.
    Ele - um convite...
    Suas histórias, querida amiga, uma memória da esperança e da espiritualização que necessitamos tanto...
    Abraços com ternura, Jorge

    ResponderExcluir