quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MEUS GURUS... ANTHONY DE MELLO

                   Anthony de Mello nasceu em Bombay, Índia, em 1931, e morreu em 1987 em Nova York. No curto tempo que viveu realizou grandes revoluções na Companhia de Jesus - era jesuíta. Incorporou à sua prática de cristão elementos válidos das filosofias, tradições e religiões orientais. Foi na leitura de seus livros que iniciei meu ecumenismo religioso e grande foi a mudança que ele exerceu em minha vida.
Anthony de Mello
Practica de la Oración
               En la India se suele decir que, cuando el´agua de un lago se encuentra en una quietud to, las luces del cielo se reflejan en ellas como un espejo. Con esta alegoria se mostra que, para que el Cielo se refleje en el alma para que esta se abra a la comunicación com DEUS, es necesario relajar el cuerpo, concentrar la mente y serenar el espirito.
              JESUS disse repetidas vezes: "Vigiai e orai velad y orad". Velar significa estar atento, alerta, em um estado lúcido de consciência que ajuda a se recolher interiormente a orar. Esta é a serenidade que precisa ter e para isto são muitos os obstáculos que se precisa vencer. Por isso meu Jardim é minha praia onde aporto meu barco. Assim  a meditação foi sempre lá a minha forma de resistir ao Tentador. A falta de perseverança me leva à secura de coração e normalmente à dificuldades de origem mental.
          
               A tensão nervosa, as distrações, os pensamentos errados ou ruídos internos são obstáculos que se interpõem na maneira de entrar em contato consigo mesmo e com Deus.
              Esses obstáculos nos impedem de alcançar o silêncio e a quietude interior, não permitem salirse del rio tiempo, experimentando a vivência do puro presente, e obstruem el libre ejercicio - sin trabas fisicas ni mentales - de la devocion hacia Dios, cuja presença é patente precisamente nos momentos  em que se dão essas circunstâncias favoráveis.
               Por isso, para avançar no caminho  da oração é necessário vencer esses obstáculos. Anthony de Mello fez esse livro para ensinar, com exercícios, a evitar as fugas e distrações de nosso interior. Voltarei depois ao mesmo assunto.

Um comentário:

  1. Santuzza, serenidade é o caminho para o céu, bela lição deste sacerdote, de Mello, que você ama tanto... abraços, Jorge

    ResponderExcluir