quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PRIMEIRA IDA A INDIA

              A Índia que mais me apaixonou foi a que vi da primeira vez que fui; quando não existia um trator e nem cavalos - eu vi.
              Tudo era feito pelo Zebu - daí serem sagradas as vacas, e o povo não comia carne realmente.
Eu e Nandi, o touro sagrado enfeitado
                                                        

              Tive a sorte de assistir à festa da colheita, quando então eles homenageavam os bois pintando-lhes os chifres e fazendo-lhes versos escritos no chão. 

Vacas nas ruas 
              Lá foi o lugar que mais me ensinou e me fez evoluir. Na primeira vez dividi a viagem em Londres, pernoitando no aeroporto de Heathrow.                     
             Passando por STONEHENGE, gelada e mística, eu pensava que meu nariz ia cair - de tanto frio!
              E quando chegamos na Índia, ao Sai Baba, no meu quartinho em frente do Ashram mal cabia a cama agarrada a uma janela baixa, um chuveiro e um vaso em baixo, onde a porta com dificuldade se abria.
              Quando eu atravessava a rua pelas manhãs, ansiosa, muitas mãozinhas me agarravam, mãozinhas leprosas de crianças imundas às vezes a pedir uma lata de leite ou uma rupia (trigésima parte de um dólar). Às vezes eu me deixava segurar nas minhas vestes exóticas e dava-lhes algo, noutras gritava sorrindo Don´t touch me, e fazia, como elas, o meu teatro. E os rostos tristes e abatidos punham-se também a sorrir no teatro da vida desvendado. Não havia a menor revolta naqueles rostos famintos.
Esta é minha guia Marilú Martinelli, a quem fui encaminhada por Dirceu Borges
              Mais tarde falarei sobre a minha segunda ida à Índia, quando dormimos em Zurick, seguimos Bombay, e ficamos dois dias em Bangalore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário