quarta-feira, 16 de março de 2011

A ARTE DA PONTE ....... ANNIE ROTTENSTEIN

                     Diz Herman  Hesse:
               
"Tenho sido sempre um  homem que busca. Mas agora já não  busco nas estrelas e nos livro. Começo a ouvir os ensinamentos que meu sangue murmura em mim."

           A meus filhos de sangue  e aos outros que  DEUS me deu e que para mim são mais numerosos que as estrelas do céu, dedico este blog. Muito aprendi, não só nesta Galaxia.         
          Gaia não foi minha única morada nas minhas andanças muitas, pelas rodas deSansara.  Falarei sobre um curso que fiz, com Annie Rottenstein, aqui em Uberaba.
   

Anne Rottenstein
                  ANNIE  ROTTENSTEIN - Artista Plastica e Tanatóloga foi das melhores professoras  que tive das que foram trazidas pelo Dirceu Borges  em Peiropóles. A  Arte da Ponte  é  um Projeto de Valorização da Vida.  Se não fiz todos os cursos que ela deu em Uberaba foi que eu sempre estava com viagens programadas para a universidade da Paz  ou  para a India no SAI Baba ou no Tibet mas meus propósitos eram os  mesmos que ela trazia  mas seus cursos de final de semana de cada mês tinham que ser pagos o ano todo antecipadamente mesmo que não se  estivesse presente, e, não eram nada baratos, com toda a porção de material que se gastava para fazer mandalas, desenhar chákras etc.
                  Mas aprendi muito com ela principalmente num momento de grande perda porque passei. Ela fala muito do auto conhecimento e isto é algo que volto e voltarei a fazê-lo muitas  vezes em meu blog, pois é Socrático o:
"Conheça-te a ti mesmo e se conhecer o suficiente é algo muito dificil. "  
        "Só sei que nada sei. "                          
        
                 Esta ANNIE que é também tanatóloga,  apoia seus trabalhos em estudos de psicologia transpessoal, fala da evolução através dos tempos da postura humana diante da morte, do aspecto emocional no confronto com as perdas, do caminho interior entre uma possivel negação e uma aceitação serena o aspecto científico experienciado por tio Klauss chamado  "experiencia da quase morte"  e o aspecto transcendental da relação Vida Morte á luz das diferentes sabedorias espirituais.  Por isso Sócrates logo acrescentava:

                 Palavras como perda, fracasso,  rejeição, morte, separação e muitas outras podem paralisar o fluxo da nossa ação, distorcer nossa percepção, minar nossa energia e assim desviar o rumo de nossa vida. Já dizia  a maravilhosa CLARICE LISPECTOR:
                             
     "Mas você sabe que a pessoa pode encalhar numa palavra
                          e perder anos de vida? "



                      E digo eu,  pode até perder seu caminho para DEUS,  se sua ponte não for  forte como a minha  que vai do relativo para o Absoluto.


                                                                           O elefante

                      Um treinador de circo consegue manter um elefante aprisionado
    porque usa um truque muito simples:
quando o animal ainda é criança,
ele amarra uma das suas patas num tronco muito forte.
Por mais que tente, o elefantinho não consegue soltar-se.
Aos poucos, vai se acostumando com a idéia
de que o tronco é mais poderoso que ele.
Quando adulto e dono de uma força descomunal,
 basta colocar uma corda no pé do elefante
e amarrá-lo num graveto que ele  nem tenta libertar-se;
Ele se lembra que já tentou muitas vezes e não conseguiu.
Assim como os elefantes,
 nossos pés estão amarrados em algo frágil.
Mas como, desde criança,
nos acostumamos com o poder daquele tronco,
não ousamos fazer nada.
Sem saber que basta um simples gesto de coragem
para descobrir toda nossa liberdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário