quarta-feira, 2 de março de 2011

Familia e India.

                Meu pai ensinou-nos a rezar e a herança que nos deixou foi a .
PAPAI Raymundo Pedro Tamm e MAMÃE Anna Lúcia Vianna Tamm

                Mas aprendi foi com minha mãe a administrar o dinheiro - o que ela sempre soube fazer muito bem - e a oração do dinheiro, para que não falte nem sobre, e seja bem usado. Foi ela que fez meu enxoval na máquina de costura e eu bordava. Também meu vestido de noiva ela costurou e eu bordei. D.Selma ajudou muito e sua filha, minha maior amiga, Arilze, linda e de olhos azuis, se vestiu de azul marinho, e desfilou a minha frente como dama de honra. A outra era a moreninha Ana Maria Mindelo, vestida de rosa, e a quem nunca mais vi.
Arilze em Barcelona,  numa exposição de  Salvador Dali
                Minha igreja foi arrumada por mim e tia Ligia, mãe de Anna Marina que escreve diariamente no Estado de Minas e dirige o feminino do jornal. Ela era com quem eu mais saía para namorar, pois era noiva de um estudante de medicina que se tornou cirurgião plástico, o Fêo, que trabalhava com tio Ruy e já morreu há tempos. Anna Marina é hoje esposa de Ciro Ciqueira, outro jornalista dos Diários Associados.

               Papai não tinha posses e como eu  mesma, tinha sete filhos. Tia Ligia ensinou-me a dourar folhas e a usar flores mais baratas: sabugueiro, gipsofile, alguns bambuzinhos... e a igreja ficou linda.

INDIA

                Voltando ao que interessa a mais gente. Que diferença fabulosa fez a Índia que conheci a mais tempo... quando se caía um lenço ou uma pashimina e vinham correndo nos entregar, pediam como esmola, uma trigésima parte do dólar. Hoje, globalizada, pedem um dólar, no mínimo, roubam e até matam.
                Na primeira vez que fui à Índia, por um mês, eu lia o jornal em inglês todos os dias: não aconteciam crimes, salvo o de uma mulher sozinha, no centro da cidade, à noite, que foi estuprada.
               Fui muitas vezes em Puta Parthi puxada na charretinha por um bicicleteiro que conhecia toda a meninice de SAI BABA, a árvore dos desejos, o córrego onde ele desenterrava peças de ouro, etc.
Eu e a Árvore do desejo, na India.
IZABELLA : Hoje 02 de Março, aniversário da minha filha IZABELLA, com quem acredito passarei meus últimos dias de vida, possivelmente no Miragem onde terei mais outros filhos por perto. Seu marido Crispim foi meu único filho, que fez um quarto para mim quando teve uma casa muito bonita, e sua mãe já havia morrido. Sua tia Vera, de quem falarei um dia desses, conheci melhor, e admirava muito.

Izabella, Crispim e as  filhas comigo no jardim. 
               Meu blog será quase sempre essa miscelânea. Os filhos e os netos um dia  irão se interessar em lê-lo, por certo. E a "caçula" Sara,  minha secretária, é a mais interessada na minha vida e confecciona meu blog com IZABELLA, que ajuda em algumas correções. Fui muito feliz porque além dos meus sete filhos tive um sem número de filhos adotivos. E hoje a minha caçula é muito especial. Também Cláudio, que sai agora de férias, vai me deixando com muitas saudades.

Um comentário:

  1. Santuzza, queira Deus que a vida lhe seja sempre a benção que tem sido: dores, lutas, mais realizações...
    Abraços, Jorge

    ResponderExcluir