quinta-feira, 3 de março de 2011

MEUS GURUS......ANTHONY DE MELO - ESTUDOS

                           ANTHONY DE MELLO foi um dos gurus que apesar de não conhecer pessoalmente como Sai Baba, Gurumay,Dalai Lama, Leo Matos, Dr. Yun. Jean  Yves Leloup, teve uma influencia  marcantissima na minha vida de buscadora da luz.


                    Começou com o livro Autoliberacion Interior que me foi dado por uma grande amiga Teresa Wasmosy esposa de Juan  Carlos Wasmosy, primeiro presidente da Democracia no Paraguay.
                    Tony , que é como o chamava o indiano Paramanda R Divarkar  nasceu tambem na India em Bombay . Quando prefaciou seu livro pelos anos ídos de 1987 rolava o dia  4 de Setembro - O livro se chamava Enigma do Iluminado. Esse foi seu presente de despedida para nós,  seus  seguidores  apaixonados.Thony seguiu para Nova Yorque e em 30 de maio de 1.987. E em 2 de junho foi encontrado morto caido em seu quarto por um ataque cardiaco fulminante.Tinha cerca de 56 anos.
                   Em uma longa carta escrita a um seu grande amigo, Thony parece se dispedir ao dizer: " Tudo isto parece fazer parte de outra era e de outro mundo.Vejo que agora todo meu interesse está concentrado em outra coisa, no mundo do espirito, e acho todas as outras coisas tão insignificantes , tão irrelevantes.Parece que as coisas tão importantes no passado agora não tem mais importância. Coisas como as de Achaan chah, o mestre budista, parecem absorver todo o meu pensamento, todo o meu interesse e,  estou perdendo todo o meu interesse pelas outras. Será isto ilusão? Não me senti nunca tão feliz , tão LIVRE..."



                      Existe uma verdadeira lenda a seu respeito espalhada pelo mundo todo. Muitos declaram que nunca o conheceram como eu, mas mergulharam de alma inteira no seu mistério outros como minha sobrinha Heloisa Maria,  minha sobrinha freira, tiveram a sorte de fazer com ele seu retiro de uma semana na França.  Outras pessoas tiveram o privilégio de um íntimo relacionamento. Outras, ainda, experimentaram um pouco a mágica de suas palavras.
                      Nem todos concordavam com tudo que ele dizia ou fazia, principalmente depois que ultrapassou os limites estabelecidos da aventura espiritual - e, na verdade, Tony não esperava adeptos submissos, muitos pelo contrário. O que o atraía tantos à sua pessoa e às suas idéias era o fato de que desafiava todos a questionar, a explorar,  a abandonar padrões pré-fabricados  de idéias e comportamento, a se afastar de estereótipos e a ousar ser verdadeiro - em resumo, a buscar uma autenticidade cada vez maior.
                      Ele mudou tanto e de tantas maneiras com o passar dos anos, e contudo havia constantes em seu carater que permaneceram sempre oportunas, como seu compromisso como Jesuita.



Oléo de figado de bacalhau para o cachorro.

           "Um homem começou a dar doses maciças de óleo de figado de bacalhau a seu Dobberman, porque ouvira dizer que fazia bem aos cães. Todo dia, segurava entre os joelhos a cabeça do cachorro, que sempre reclamava, abria à força suas mandibulas e despejava-lhe o liquido goela abaixo.
            Um dia o cachorro soltou-se e derramou o óleo no chão. Então, para a grande surpresa do dono, voltou para lamber a colher. Foi então que o homem descobriu que o cachorro não reclamava do óleo e sim do metodo de ministrá-lo."



O Rabino não imita ninguém


               Quando o jovem rabino sucedeu ao pai,
todos começaram a dizer-lhe como ele era diferente
- Pelo contrário - respondeu o jovem - Sou exatamente como meu pai.
 Ele não imitava ninguém. Eu não imito ninguém."


Seja você mesmo!
Cuidado para não imitar o comportamento dos grandes,
se não possuir a disposição interior que os inspirou a agir.



Escolhido para bater palmas e dar vivas.

                      "Joãozinho estava tentando conseguir um papel na peça da escola.
Sua mãe sabia que ele desejava ardentemente o papel,
mas temia que ele não fosse escolhido.
No dia em os papéis foram distribuidos,
Joãozinho chegou da escola e se atirou nos braços da mãe
 todo orgulhoso e animado.
- Mamãe - exclamou - adivinha o que aconteceu! 
Fui escolhido para bater palmas e dar vivas."


A Sentinela destemida

O recruta foi designado para guardar a entrada do acampamento militar
e recebeu instruções para não deixar passar
nenhum carro sem um adesivo especial.
Precisou parar o carro de um  general que, imediatamente,
 ordenou ao motorista para não fazer caso  da sentinela e seguir em frente.
 O recruta avançou,  apontando o fuzil, e disse com toda a calma:
- Desculpe-me,  Senhor, mas sou novo neste serviço.
Em quem atiro? No senhor ou no motorista?

Alcançamos a grandeza
quando não prestamos atenção na posição
dos que estão acima de nós
e fazemos com que aqueles abaixo de nós
não prestem atenção na nossa.
Quando não somos nem arrogantes com os humildes,
nem humildes com os arrogantes.


Socrates no mercado


Sócrates

Sendo verdadeiro filosodo, Sócrates acreditava
que a pessoa sábia instintivamente
levaria uma vida parcimoniosa.
Ele próprio nem mesmo usava sapatos;
contudo, constantemente sentia-se
atraido pelo mercado
onde ia, com frequencia,
olhar todas as mercadorias expostas.
Quando um de seus amigos perguntou por que fazia isso,
Sócrates    respondeu:
- Adoro ir até lá e descobrir que sou
perfeitamente feliz sem todo aquele amontoado de coisas.
"Espiritualidade não é
saber o que se quer,
Mas sim entender do que não se precisa."


Nenhum comentário:

Postar um comentário